Lula encontrará Rei da Inglaterra
Foto: Raphael Alves
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Charles III têm um telefonema agendado para a tarde desta segunda-feira (6).
O g1 apurou junto a integrantes dos dois governos que, no telefonema, os dois conversarão sobre alguns temas, entre os quais mudanças climáticas – assunto considerado importante pelos governos dos dois países.
Lula, por exemplo, tem dito que o Brasil tentará liderar as ações globais contra o aquecimento global.
Charles, por sua vez, desde que era príncipe, já afirmava ser necessário combater as mudanças climáticas para preservar o planeta Terra para as próximas gerações.
Além das questões climáticas, na ligação, o rei deverá convidar Lula a participar da coroação – um dos momentos mais solenes que envolvem a realeza britânica.
A coroação de Charles III está marcada pra 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres.
Charles é rei desde o ano passado, porém receberá a coroa oito meses depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A rainha de 96 anos morreu em setembro de 2022, após um reinado de 70 anos.
Lula e Charles não têm um encontro oficial desde 2009, quando o então príncipe de Gales esteve em Brasília. Os dois se reuniram no Palácio do Planalto.
Na posse de Lula como presidente, em janeiro deste ano, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq entregou uma carta na qual o rei felicitou Lula, destacou a “amizade calorosa” entre Brasil e Reino Unido e citou a necessidade de estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.