Novo embaixador em Cuba esteve no voo das joias de Bolsoanro
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
O governo confirmou o diplomata Christian Vargas na vaga de embaixador do Brasil em Havana, Cuba. Ele já recebeu o “agreement”, a carta de credencial em que o país aceita a indicação do embaixador. Vargas, que foi assessor diplomático na comitiva do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque na viagem à Arábia Saudita, estava no voo que trouxe as joias apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Questionado pelo Correio se a participação de Vargas na comitiva de Albuquerque poderia causar desconforto ao governo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, respondeu: “Que eu saiba, ele não tem nenhum envolvimento, apenas trabalhava lá”.
Após Albuquerque admitir que o segundo estojo de joias veio na bagagem de outro membro da comitiva, o diplomata afirmou que carregava apenas seus artigos pessoais.
“Minhas funções eram estritamente de assessoramento político-diplomático e não incluíam aspectos logísticos e de protocolo, como troca de presentes, que ficavam a cargo do ajudante de ordens do ministro (Albuquerque)”, ressaltou Vargas, em nota.
“Ninguém me solicitou, em nenhum momento, que transportasse qualquer pacote ou bagagem alheia. E, se isso tivesse ocorrido, eu evidentemente teria me negado a fazê-lo. Ingressei em território brasileiro somente com minha bagagem e meus pertences pessoais”, concluiu.
O nome de Christian Vargas deve ser encaminhado esta semana à Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde deve ser sabatinado.