Ministra do Turismo trocará União por Republicanos
Foto: Sérgio Lima/AFP
Pivô da crise que gerou uma debandada de parlamentares do União Brasil, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, conhecido como “Waguinho”, afirmou que a sua mulher, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o seguirá no seu novo partido, o Republicanos, caso tenha aval da Justiça. Para ele, mesmo que a indicação de Daniela ao governo tenha sido da sua antiga legenda, a ministra deve ser mantida no cargo porque tem “a confiança” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
— Daniela foi uma indicação do partido, sim, mas hoje é uma ministra do Lula, tem a confiança dele e liberdade para trabalhar. Avisei ao governo deste movimento político, e em momento algum condicionaram o cargo da Daniela à nossa permanência em qualquer legenda — afirmou ao GLOBO.
O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, contudo, já avisou que “a indicação do Turismo é do União” e prometeu brigar para manter um indicado no posto. Waguinho, contudo, acredita na lealdade de Lula, a quem apoiou nas últimas eleições e para quem pediu votos na Baixada Fluminense.
— Se a Justiça conceder o direito à troca de partido, Daniela vem comigo para o Republicanos. Nós somos um só. Ela só não está vindo agora por esta pendência judicial. Os outros cinco deputados do Rio, que seguem no União Brasil, também virão assim que tiverem a oportunidade.
Deputada licenciada, a ministra pediu à Justiça Eleitoral, ao lado de outros cinco deputados federais, a liberação para se desfiliar sem correr risco da perda do mandato. Como revelou O GLOBO, o partido passa por uma disputa política interna em vários estados, com corte de senha e acusações de fraude. Diferentemente dos deputados, o prefeito não precisa atender às regras de fidelidade partidária e pode mudar de legenda sem o aval da sigla ou da Justiça Eleitoral.
Enquanto o União tem participação no governo, o Republicanos, por sua vez, ainda discute uma aproximação da base e negocia cargos. O partido faz parte da tríade do Centrão, ao lado de PP e PL, que deu apoio ao governo de Jair Bolsonaro e o apoio na campanha eleitoral. Waguinho afirma que trabalhará para estreitar os laços da sua nova sigla com Lula.
— No que puder tornar a relação do Republicanos com o governo mais harmônica, não pouparei esforços. Eu sou Lula, trabalho por ele em qualquer partido, e por isso tenho a confiança de que a Daniela não corre qualquer risco. Ele sabe que somos leais.
Ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PTB-SP) compareceu à cerimônia de filiação de Waguinho, a exemplo do deputado petista Washington Quaquá (RJ). Nas redes sociais, Quaquá destacou a presença do deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) e elogiou Waguinho e a ministra do Turismo.
— Fui com o deputado Dimas na posse do meu querido amigo Waguinho, prefeito de Belford Roxo, como presidente estadual do Republicanos do Rio de Janeiro. Aqui junto também nossa Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que representa a todos nós!
O prefeito e os deputados saíram da legenda fazendo fortes críticas a Bivar e ao vice-presidente da legenda, Antonio Rueda. Eles acusam os dirigentes de negociarem cargos nas gestões do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e do prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), sem consultarem a bancada do estado no Congresso.
Além disso reclamam de articulações envolvendo as eleições municipais do ano que vem. Além do Rio, há também divergências em estados como Pernambuco e Mato Grosso do Sul.