Consumo das famílias começa a aumentar

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Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A intenção de consumo das famílias brasileiras registrou alta entre abril e maio, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18/5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o levantamento, a intenção de consumo subiu 2,4% neste mês, na comparação com o mês anterior.

Entre os sete componentes analisados pela CNC, as maiores altas foram verificadas na avaliação sobre o momento atual em relação à compra de bens duráveis (+5,5%) e no nível de consumo (+3,4%). Também houve aumento na renda atual e na perspectiva de consumo (+2,9%).

Os demais componentes também subiram: emprego atual (+1,6%), perspectiva profissional (+1,2%) e acesso ao crédito (+0,8%).

Em relação ao mesmo período do ano passado, a intenção de consumo das famílias aumentou 21,7%.

Na avaliação do presidente da CNC, José Roberto Tadros, a desaceleração da inflação no país tem contribuído para deixar “os consumidores mais dispostos a consumir”. Por outro lado, o endividamento do consumidor e os juros altos preocupam.

Metrópoles