Lula recria Conselho extinto por Bolsonaro
Foto: Fernando Donasci/OGlobo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”. O grupo foi recriado pelo governo para auxiliar o Executivo na definição de políticas prioritárias para o país e volta a se reunir a partir de agora, após ser extinto pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O colegiado será composto por cerca de 200 membros, que tomarão posse em cerimônia na manhã desta quinta-feira no Palácio do Itamaraty. Além do presidente Lula, participam do evento o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Na última semana, a inclusão do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Conselhão elevou ainda mais a temperatura da relação do governo com o agronegócio. Nas últimas semanas, o Executivo atravessa uma nova crise com o setor, após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmar ter sido “desconvidado” da Agrishow, principal evento do agronegócio no país, devido à presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Conselhão terá representantes de diversas áreas, como saúde, educação, agricultura, entre outras. O colegiado será presidido por Lula e terá como membros permanentes o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre Padilha.
Entre os nomes já conhecidos que integrarão o Conselhão estão Luiza Trajano, da Magalu; Neca Setúbal, herdeira do Itaú; e Cristina Junqueira, uma das fundadoras do Nubank. A ideia é que os conselheiros se organizem em grupos temáticos para discutir propostas para as diversas áreas do governo.
Após a posse dos conselheiros em evento com Lula, haverá durante a tarde duas mesas de debate com ministros do governo. Na primeira delas, participam Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra do Planejamento, Simone Tebet; e o ministro Alexandre Padilha. Em seguida, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família, e Combate à Fome, Wellington Dias conversam com os conselheiros.