Militares não querem uso de patentes na política
Foto: Lula Marques/Agência PT
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rui Falcão, do PT de São Paulo, disse que as Forças Armadas pediram para deputados não usarem patentes militares na identificação parlamentar.
Falcão fez o comunicado na quarta-feira (3/5), durante audiência da comissão sobre a inviolabilidade civil e penal de deputados e senadores. Ele abordou o assunto ao explicar por que o deputado Capitão Alden, do PL da Bahia, seria chamado apenas de Alden na comissão.
“Eu estou usando por analogia. As Forças Armadas pediram para que não se utilize as patentes durante as falas”, disse Falcão. “Eu tenho chamado as pessoas pelo nome nessa comissão e nunca houve nenhuma contestação.”
Falcão defende propostas para despolitizar as Forças Armadas. Deputados do PT querem extinguir o mecanismo de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e apoiam uma Proposta de Emenda à Constituição, em elaboração no Planalto, que obriga militares a irem para a reserva antes de disputar eleições.
O Ministério da Defesa, que exerce a direção superior das Forças Armadas, não quis se manifestar sobre a fala de Falcão na CCJ.