Políticos veem prisão de Bolsonaro chegando
Foto: Alan Santos / Divulgação
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram às redes sociais comentar a operação de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em um condomínio de Brasília. Ministros, deputados e senadores demonstraram apoio à ação que apura a atuação de um grupo que teria inserido dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Uma das figuras de mais alto escalão a se pronunciar sobre o assunto até agora foi o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. De acordo com o petista, “qualquer ação criminosa que visa atacar o Plano Nacional de Imunização deve ser apurada e punida pela Justiça brasileira”
Crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores. Essas são as ações que a @policiafederal investiga do ex-presidente.
— Alexandre Padilha (@padilhando) May 3, 2023
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, fez um breve comentário:
Crime: Bolsonaro é acusado de fraudar o cartão de vacina para entrar nos EUA.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) May 3, 2023
O deputado André Janones (Avante-MG) postou uma série de mensagens em seu Twitter após as primeiras notícias da operação no início da manhã.
“Apologia à tortura, formação de quadrilha, genocídio, dentre outros horrores! A criminalização do Bolsonarismo nunca foi tão urgente”, escreveu Janones, que em outra postagem disse também que “o cerco está se fechando”.
Apologia à tortura, formação de quadrilha, genocidio, dentre outros horrores! A criminalização do Bolsonarismo nunca foi tão urgente. Estou concluindo o meu PL e creio que o momento para se discutir esse assunto nunca foi tão favorável! Preciso do apoio de vocês!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) May 3, 2023
A deputado Guilherme Boulos (PSOL-MG) compartilhou em seu Twitter um vídeo afirmando que o “dia já começou quente” antes de ir para a reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, da qual participará o ministro da Justiça, Flávio Dino.
— Nós vamos lá, queremos saber o que está no celular do Bolsonaro — disse ele, que também tuitou uma fotomontagem do ex-presidente correndo de uma viatura da PF.
Grande dia 👍 pic.twitter.com/NVS7GfVwOw
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 3, 2023
Boulos depois apareceu em um vídeo da deputada Camila Jara (PT-MG), afirmando que alguns deputados que convocaram a reunião não compareceram. Indagado pela colega sobre a razão das ausências, Boulos disse:
— Sabe por que eu acho, Camila, que eles não estão aqui porque devem estar recebendo a Polícia Federal em casa.
Já a deputada Maria Arraes, do Solidariedade de Pernambuco, afirmou que a PF “fez buscas na casa de Bolsonaro e prendeu seu ex-ajudante de ordem, Mauro Cid. Falta pouco pro golpista responder por tudo atrás das grades!”.
Já o governador da Bahia, o petista Jerônimo Rodrigues afirmou apenas que “hoje o dia promete!”.
A PF fez buscas na casa de Bolsonaro e prendeu seu ex-ajudante de ordem, Mauro Cid. Falta pouco pro golpista responder por tudo atrás das grades!
— Maria Arraes (@mariaarraespe) May 3, 2023
“Falsificar dados oficiais do governo para falsificar documentos pessoais e corromper menor de idade para entrar em território estrangeiro descumprindo as leis locais. Filme de criminoso internacional? Não, o ex-presidente da República! Bolsonaro precisa pagar pelos seus crimes!”, tuitou Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Falsificar dados oficiais do Governo para falsificar documentos pessoais e corromper menor de idade para entrar em território estrangeiro descumprindo as leis locais. Filme de criminoso internacional? Não, o ex-presidente da República! Bolsonaro precisa pagar pelos seus crimes! pic.twitter.com/hiYMCzGqqL
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 3, 2023
A deputada fluminense Jandira Feghali, do PCdoB, foi uma das primeiras a comentar a operação Venire, com 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Segundo ela, “um bom dia já começa” com a PF fazendo a operação. A deputada terminou sua postagem com “tic tac tic tac”, um emoji de relógio e a hashtag “sem anistia”.
URGENTE!
Um bom dia já começa com a Polícia Federal cumprindo seis mandados de prisão, incluindo do ex-ajudante de Ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e 16 mandados de busca e apreensão, entre eles na residência do ex-presidente, que deve prestar depoimento ainda nesta quarta. A… pic.twitter.com/wcNdcRY1Ib— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) May 3, 2023
“É clássico do bolsonarismo manipular dados para criar uma realidade paralela. Mas adulterar cartões de vacina vai além: é crime, corrói nossas instituições, gera desconfiança. Como acreditar em um documento brasileiro se o presidente adultera dados? Esse é o legado de Bolsonaro!”, tuitou a deputada Tabata Amaral (PSB-SP).