Wikipedia já trata Dallagnol como ex-deputado
Foto: Reprodução
O site Wikipedia foi atualizado após a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pelo TSE e, agora, a página sobre ele diz que o ex-procurador da Lava Jato ‘foi deputado’. A página com a biografia de Dallagnol foi atualizada horas após a cassação dele. “Foi deputado federal pelo Paraná entre fevereiro e maio de 2023, quando teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, diz o texto.
O Wikipedia é um site colaborativo e pode ser alterado por qualquer pessoa. As mudanças são feitas por voluntários, sem que a plataforma impeça o acréscimo de novas informações. O site, no entanto, recomenda que, sempre que possível, a pessoa que está fazendo a modificação informe a referência que ela está usando para a mudança. No caso de Dallagnol, o usuário que alterou o texto se baseou em uma matéria jornalística da CNN Brasil.
Segundo o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso no TSE, Deltan Dallagnol escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível. O deputado saiu do MPF em novembro de 2021 com processos administrativos pendentes contra ele no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Em um dos recursos que resultou na cassação, também foi citado que Dallagnol foi condenado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em um processo que avaliou o pagamento de diárias a procuradores da Lava Jato. Após sua cassação, Dallagnol disse que “milhões de brasileiros foram calados”. Ele alega ainda que o “sentimento é de indignação” e que a decisão do TSE seria uma “vingança sem precedentes” contra “os agentes da lei que ousaram combater a corrupção”, em referência à operação Lava Jato.