Direita vê STF como aliado de Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Para aliados de Arthur Lira, o STF tornou-se uma “extensão” do governo Lula. A operação Hefesto, deflagrada pela Polícia Federal, e a indicação do advogado Cristiano Zanin foram lembradas por deputados de partidos do Centrão.

A Operação Hefesto, que investiga a compra superfaturada de kits de robótica com verbas do orçamento secreto, atingiu em cheio aliados de Lira em Alagoas, sua base eleitoral.

Zanin, por sua vez, é o advogado particular de Lula nos processos oriundos da Operação Lava Jato. Essa relação gerou críticas da oposição após o presidente oficializar a indicação.

No Congresso, a votação de matérias importantes, como a MP da Esplanada, intensificou a pressão de Lira sobre Lula. O deputado chegou a criticar abertamente o governo. Sob reserva, deputados afirmam que a operação da PF teria sido uma resposta ao presidente da Câmara.

Esses parlamentares citam a proximidade do petista com alguns ministros do STF. Na semana passada, Lula recebeu Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes em um churrasco no Alvorada.

Metrópoles