Recusa a medidas de proteção sanitária pode ser psicopatia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Não usar máscara, descumprir o isolamento social, não lavar as mãos e a insistência em desobedecer outras recomendações de prevenção contra o novo coronavírus podem estar ligados a traços de psicopatia. É o que revela um novo estudo aceito para publicação na revista “Social Psychology and Personality Science”.

Foram usados para a pesquisa questionários respondidos online por 502 adultos americanos, entre os dias 20 e 23 de março. O estudo perguntou quantas vezes os entrevistados cumpriam as recomendações de saúde contra o coronavírus, se iriam cumprir e como se comportariam se fossem infectados. Também foram feitas várias avaliações de personalidade.

Segundo o autor do estudo, Pavel S Blagov, professor associado e diretor do Laboratório de Personalidade da Whitman College, nos EUA, a maioria dos participantes disse que cumpria as orientações contra o vírus.

Porém, pessoas que tiveram uma pontuação alta em traços de psicopatia, como maldade e desinibição, mostraram ter menor tendência a adotar distanciamento social e higiene. Essas duas características comportamentais também foram associadas, segundo o estudo, ao apoio de atitudes que colocam os outros em risco, como tocar ou espirrar em superfícies de uso público. Desinibição reflete o controle inadequado de impulsos, enquanto a maldade está associada a falta de consideração pelo próximo.

O Globo