Doria prorroga quarentena e mantém restaurantes fechados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fotoarena / Agência O Globo

O governo de São Paulo liberou a capital paulista nesta sexta-feira para avançar uma nova etapa na flexibilização da quarentena contra o coronavírus, mas a prefeitura decidiu esperar mais uma semana para avaliar uma ampliação da reabertura econômica. A decisão foi anunciada nesta tarde pelo prefeito Bruno Covas.

Ao lado do prefeito, o governador João Doria atualizou o cenário da pandemia e da reabertura econômica para todo o estado. Ele prorrogou por mais 15 dias a quarentena no estado a partir de segunda-feira. Para o plano de reabertura econômica, mais regiões terão que endurecer as regras da quarentena a partir de segunda-feira. Ao todo, o estado passa a ter nove regiões na fase vermelha, a mais crítica no ranking paulista do coronavírus. São eles: Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Marília, Registro, Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Franca e Piracicaba. Na semana passada, eram seis regiões.

Em sentido contrário, a capital e a região metropolitana de São Paulo avançaram para a fase amarela, que permite ampliar a liberação do comércio.

A classificação dessas duas regiões num estágio mais brando da epidemia acontece apesar de disparidades nos números de casos da Covid-19 divulgados pela prefeitura e o governo estadual em relação à capital. Na quinta-feira, o estado contabilizou 25 mil casos a menos para a cidade do que informou haver o balanço diário municipal.

Em meio a essa situação, o Comitê de Contingência do Coronavírus em São Paulo recomendou a Covas que, embora a capital paulista tenha obtido nesta tarde permissão para liberar o atendimento presencial em bares, restaurantes e salões de beleza a partir de segunda-feira, espere uma semana para ter certeza de que a desaceleração no aumento de casos, mortes e internações registrada na última semana se concretizará nos próximos 7 dias.

Doria e Covas afirmaram que a situação da pandemia na capital está melhorando e que todos os indicadores apontam para a mudança de estágio da quarentena no município.

No interior, a situação é inversa e a situação é de agravamento da epidemia com aumento significativo de casos.

O estado registra nesta tarde 258.808 casos confirmados de Covid-19 (aumento de 10.221 casos em 24 horas) e 13.966 mortes (aumento de 207 em 24 horas).

O Globo