Agressor de atendente de sorveteria agora se faz de vítima

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/EPTV

O homem que foi gravado danificando uma sorveteria após uma discussão sobre o uso correto de máscara, no bairro Flamboyant, em Campinas (SP), afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, que foi agredido momentos antes da gravação.

Rodrigo Ferronato, que é vendedor, reconhece, no entanto, que teve uma reação exagerada.

“Acho que esse tipo de atitude minha eu poderia não ter feito. Eu deveria ter engolido a minha raiva e ter saído da sorveteria e procurado os meios legais para me defender e cobrar do jeito que deveria cobrar”, diz Ferronato.

De acordo com a dona do estabelecimento, a confusão começou após ela pedir para que o homem cobrisse o nariz com a máscara, que estava apenas no queixo. Ferronato, no entanto, garante que a máscara que utilizava cobria tanto o nariz quanto a boca.

“Foi uma agressão totalmente descabida […] Eu acho que a medida que eu fiz foi extravasar minha raiva e não agredir ela. Ela me agrediu, ela me bateu, e eu não fiz isso com ela. Por que eu apanhei? Essa é a pergunta,” diz Ferronato.

A dona da sorveteria diz que pediu para que o homem colocasse a máscara cobrindo nariz. O uso da máscara é obrigatório em qualquer estabelecimento público do município, mas estava apenas no queixo, segundo ela.

Depois do cliente ter se recusado a usar a máscara cobrindo todo o rosto, a comerciante se recusou a vender o produto.

Após a proprietária se recusar a vender o produto ao homem, ele começou uma sequência de agressões verbais, chamando a funcionária de “palhaça”, “lixo”, apontando o dedo constantemente e falando uma série de palavrões e ameaças (veja vídeo acima).

“Faz alguma coisa comigo para você ver se eu não meto a mão na sua cara. Fala um ‘a’ para você ver o que você vai arrumar. Fica olhando aí que você vai ver o que você vai arrumar. Está achando que é comédia aqui? Você não sabe onde você está não”, disse Ferronato, em vídeo gravado por um dos clientes.
A proprietária da sorveteria informou que vai registrar um boletim de ocorrência. Imagens da câmera de segurança também serão entregues à polícia.

Em contraponto, o vendedor diz que foi agredido momentos antes da gravação. “Eu tomei um soco na barriga, eu fui agredido cinco vezes, em dois momentos diferentes, com empurrões, tapas e socos. Após isso, eu tive uma reação na qual eu desferi um chute na cadeira. Qual é a desproporção disso?”, questiona.

“Como o vídeo veio na internet, o pessoal viu aquela parte, então eu estou como monstro, né. Só que a verdade tem dois lados. […] Eu tive que desabilitar meu Facebook, meu Instagram… meu WhatsApp é mensagem de ameaça de morte dia e noite”, conta Ferronato.
Em 2019, o vendedor foi condenado pela Justiça Federal de Jaú (SP) por ameaça e denunciação caluniosa contra uma médica perita do INSS. Segundo o processo, a pena aplicada foi de prestação de serviços comunitários e pagamento de cestas básicas a entidades sociais, mas ele entrou com recurso.

A EPTV tentou entrar em contato com Ferronato sobre o processo, mas não obteve retorno.

 

G1