Primeiro dia de campanha tem baixa audiência nas redes
Foto: Reprodução/ O Globo
Embora as redes sociais sejam uma das principais apostas na eleição deste ano, marcada pela pandemia de Covid-19, a maioria dos candidatos a prefeito do Rio e de São Paulo teve desempenho “morno” e não conseguiu grande impacto digital em seus perfis oficiais no Facebook e no Instagram no primeiro dia de campanha. É o que revela levantamento do GLOBO com base na ferramenta de monitoramento de redes Crowdtangle, desenvolvida pelo Facebook.
No Rio, entre os 11 perfis de candidatos analisados, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lideraram o ranking, com 35 mil e 22 mil curtidas, comentários e compartilhamentos somados nas duas redes sociais respectivamente. Mas mesmo nos casos de Crivella e Paes o desempenho dos candidatos ontem ficou bem abaixo do pico de engajamento atingido pelos dois este mês. Crivella, por exemplo, somou 96,6 mil interações no último dia 14 de setembro, enquanto Paes mobilizou 35,5 mil no dia 8 deste mês.
Além de Paes e Crivella, apenas Luiz Lima (PSL) e Renata Souza (PSOL) atingiram ontem mais de dez mil interações nas duas plataformas. Em média, os candidatos do Rio fizeram seis publicações. A deputada federal Clarissa Garotinho (PROS) foi a candidata mais ativa, com 13 postagens até as 19h de ontem, mas somou apenas 4 mil curtidas, comentários e compartilhamentos no Facebook e no Instagram. Nas duas plataformas, materiais de campanha de Crivella, que tem o maior número de seguidores on-line, com a foto do presidente Jair Bolsonaro tiveram a maior repercussão.
Já os candidatos à prefeitura de São Paulo postaram mais — em média 9 publicações ao longo do dia — e conquistaram quase três vezes mais interações que os políticos do Rio. No entanto, apenas dois candidatos, Guilherme Boulos (PSOL) e Arthur do Val (Patriota), concentraram 84% desse volume com suas postagens. Boulos alcançou 146 mil interações, enquanto o candidato do Patriota somou 98,5 mil. Além dos dois concorrentes, apenas a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) atingiu mais de 10 mil curtidas, comentários e compartilhamentos entre 11 perfis analisados. O ex-governador Márcio França (PSB) foi o candidato a prefeito com maior número de postagens, somando 18 até as 19h30m de ontem.
Líder da disputa na capital paulista com 29% das intenções de voto, de acordo com a última pesquisa Datafolha, Celso Russomanno (Republicanos) não fez nenhuma publicação em seus perfis nas duas redes sociais ao longo do dia. Em segundo lugar, o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), usou ontem apenas o Instagram, mas não atingiu alto engajamento por lá, somando apenas 7,3 mil interações.
Mais da metade dos candidatos de São Paulo com perfis analisados apostou nas lives no primeiro dia de campanha. Ao todo, seis candidatos recorrerem a transmissões ao vivo. No Rio, quatro concorrentes optaram pela tecnologia.
Os candidatos terão que ficar atentos a novas regras para a disputa digital que passaram a vigorar este ano. Em dezembro, o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) publicou uma resolução que regulamenta a campanha on-line. Nela, a Corte proibiu, por exemplo, o disparo em massa de mensagens. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve mudar a forma como os candidatos armazenam e manipulam dados de eleitores. A lei estabelece que qualquer cidadão pode exigir informações sobre como seus dados pessoais são usados.