Bolsonaro chama Doria de “santo de calça apertada”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez duras críticas, em sua live semanal, na noite desta quinta-feira (26/11), ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Doria afirmou que a Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, poderia ser aplicada na população mesmo sem ter sido registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Anvisa é independente. Não adianta um governadorzinho aí, que nós sabemos quem é, ficar criticando”, disse o presidente da República na transmissão. “É muito interesse um governador querer salvar vidas. Fico até preocupado. Acho que se ele morrer hoje vai para o céu, porque é um santo, um santo da calça apertada”, atacou.

Bolsonaro também afirmou que o governo federal irá distribuir a vacina, mas só após a aprovação da agência. “Nós vamos oferecer a vacina, mas tem que passar pela Anvisa”, afirmou.

Em entrevista ao Metrópoles, Doria disse à jornalista Rachel Sheherazade que a Coronavac pode ser aplicada sem o aval da Anvisa, caso agências de outros países liberem a imunização. “Há entendimento internacional e uma aceitação chancelada pela Organização Mundial de Saúde [OMS] de que, neste caso, diante de uma pandemia, sim”, disse.

Após a publicação da entrevista, a Anvisa rebateu as declarações de João Doria ao Metrópoles. Em nota, divulgada na tarde desta quinta-feira (26/11), a agência afirmou que a distribuição do imunizante a partir da aprovação de agências de outros países “pode representar risco à população brasileira”.

O texto destaca que “eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China não implica aprovação automática para o Brasil”.

Também após a publicação da entrevista, Doria se manifestou no Twitter. Disse o governador: “Há confusão em relação à minha declaração sobre a validação da Coronavac junto à Anvisa. Existe diferença entre validar uma vacina fora do país e autorizar sua aplicação em território nacional”.

 

 

O governador paulista também falou sobre a urgência da vacinação e a difícil relação com o governo federal, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, concedida à jornalista Rachel Sheherazade.

Metrópoles

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.