EUA vão aderir a esforço internacional por vacina
Foto: Christopher Black/WHO / via REUTERS
Após a posse de Joe Biden como o 46º presidente americano, os Estados Unidos pretendem se juntar à iniciativa Covax Facility, coalizão global liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa universalizar vacinas contra Covid-19. A meta foi informada pelo principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, à entidade nesta quinta-feira.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou o anúncio feito ao conselho executivo da entidade afirmando: “Esse é um bom dia para a OMS e um bom dia para a saúde global”.
— O presidente Biden vai emitir uma diretiva hoje que incluirá a intenção dos Estados Unidos de se juntar à Covax e apoiar o ACT-acelerador (programa de aceleramento de imunizantes) para avançar nos esforços multilaterais para a distribuição de vacinas, terapias e diagnósticos para a Covid-19, além de acesso equitativo, pesquisa e desenvolvimento — disse Fauci em uma videoconferência a partir de Washington.
Os primeiros lotes de vacinas para países pobres pela Covax devem ser entregues em fevereiro, disseram autoridades da OMS nesta semana, apesar de manifestarem preocupações de que os países ricos estão ficando com a esmagadora parcela das doses disponíveis. O mecanismo é gerenciado pela OMS com a aliança para vacinas Gavi.
Nesta quinta-feira, a entidade informou que 1,8 bilhão de doses devem ser distribuídas ao longo de 2021 para 92 países elegíveis por meio da Covax.
Fauci reiterou que os EUA permanecerão como membros da OMS, aceno que já havia sido feito na última quarta-feira, e “cumprirão suas obrigações financeiras”, disse Fauci, que dirige o Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas dos EUA desde 1984.
O antecessor de Biden, Donald Trump, suspendeu o financiamento para a OMS, que tem nos EUA seu principal doador, e anunciou o processo de retirada do país do órgão.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.