Bolsonaro veta Mourão em reunião

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Correa / Presidência da República

Em encontro fora da agenda oficial, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta terça-feira com seus ministros, mas sem a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, assim como já tinha ocorrido na semana passada. A estratégia tem sido evitar as reuniões de Conselho de Governo, que contam com a participação do vice, e organizar outras, das quais ele pode ser excluído.

A lista de participantes divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República não tem o nome de Mourão. Segundo auxiliares da Presidência, Bolsonaro está descontente com Mourão e avalia que o vice usa as informações das reuniões de Conselho de Governo para dar declarações à imprensa nas quais rebate algumas ações e pontos de vista do presidente.

Soma-se a isso o imbróglio no fim de janeiro envolvendo um assessor de Mourão, que teve revelada pelo site “O Antagonista” uma conversa com o chefe de gabinete de um deputado federal sobre as articulações em curso no Congresso para um eventual impeachment de Bolsonaro. O assessor acabou demitido, e Mourão, que vinha dando declarações constantes à imprensa, se recolheu.

Ao chegar nesta tarde ao seu gabinete, o vice-presidente confirmou que não foi convidado para a reunião. Ele negou ter ficado incomodado por ter sido excluído.

— Não fui convidado, não fui chamado. Então acredito que o presidente julgou que era desnecessária a minha presença. Só isso.

A última reunião do Conselho de Governo ocorreu em 19 de novembro do ano passado. Depois disso, a agenda de Bolsonaro registrou uma “reunião com ministros” em 6 de janeiro de 2021. No dia, Mourão estava afastado das atividades no Planalto porque havia testado positivo para a Covid-19. Em 16 de dezembro, houve um encontro a sós entre os dois, o último na agenda de Bolsonaro.

Na segunda-feira, Mourão participou de um evento no Palácio do Planalto. Em seguida, Bolsonaro foi questionado em entrevista à TV Band como estava a relação com o vice. O presidente disse que havia trocado sorrisos com Mourão e o comparou a uma sogra. Frequentemente, na relações familiares, sogras são apontadas por noras e genros como um estorvo, o que se transformou até mesmo em piada. A comparação feita por Bolsonaro também virou motivo de riso entre os assessores.

— Tá tudo bem. Hoje (segunda-feira) teve um evento aqui embaixo, trocamos sorrisos. E tá tudo bem, tá tudo bem com Mourão aí. Afinal de contas vice é igual sogra. A vida toda — respondeu Bolsonaro

Dos 23 ministros de Bolsonaro, apenas Fábio Faria, das Comunicações, não participou, porque ele está em viagem ao Japão.

O GLOBO questionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a ausência de Mourão, mas ainda não obteve retorno. Procurado, Mourão não se manifestou.

O Globo

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.