Tênue maioria apoia lockdown

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um novo levantamento Exame/Ideia divulgado nesta sexta-feira revelou que 53% dos brasileiros são a favor de implementar um lockdown no país. De acordo com o estudo, a maioria da população defende essa medida como melhor forma de controlar a pandemia.

Atualmente, passamos pelo pior momento de toda a crise de saúde suscitada pelo novo coronavírus. Com a marca de mais de 2 mil mortes sendo ultrapassada diariamente nas últimas 48 horas, o país parece estar à beira do colapso.

Como forma de tentar mitigar os efeitos da pandemia, alguns prefeitos e governadores pelo Brasil têm adotado protocolos mais severos. Em São Paulo, por exemplo, haverá um toque de recolher das 20 horas às 5 horas da manhã por duas semanas, a partir do próximo dia 15. Para cidades que adotaram o lockdown “de verdade”, os casos de covid-19 estão em queda notável, como é o exemplo de Araraquara, no interior de São Paulo.

Ainda segundo o levantamento, os segmentos mais favoráveis ao lockdown são os mais velhos, a região Norte e as partes da população que contam com maior renda e escolaridade. Existe também uma correlação entre avaliar o governo como ruim/péssimo e se posicionar favoravelmente ao lockdown.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de março. Dentre elas, 26% afirmaram que nada deve mudar na forma como combatemos a pandemia. A margem de erro do estudo é de três pontos percentuais.

Veja