Cineasta transforma agonia por covid em documentário

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A documentarista Beth Formaggini lança seu novo filme, o micrometragem “Ar”, no Festival Curta Cinema que, em sua 30ª edição, será completamente virtual e gratuito.

O documentário traz a visão da cineasta, internada com Covid-19, em uma cama de hospital: “O filme é uma forma de publicitar o trauma, criando uma narrativa sobre ele. Quando você cria um discurso sobre uma experiência dolorosa, consegue reelaborar essa vivência e, através da arte, essa ressignificação é uma forma de cura”, explica Beth.

Ela conta que se passou doze dias internada, sendo dez na UTI. Sem poder ter contato físico com parentes e amigos, Beth conta que os filmes que assistia pelo celular foram, sem dúvida, muito importantes para sua melhora: “Sem eles, seria muito mais difícil enfrentar a prostração, o cansaço, o medo, a solidão e a dor que me atravessava. A arte em geral, as músicas, os livros e, claro, as mensagens de amor dos amigos e da família que chegaram até a mim, me embalaram e me curaram”. E completa: “Agradeço aos artistas, músicos, cineastas e documentaristas que me embalaram durante a doença e a recuperação e que estão sem poder trabalhar sendo desprezados pelo atual governo”.

O inédito “AR” faz parte da mostra Panorama Carioca do Festival Curta Cinema e será exibido na exibido na quarta, dia 17, às 18h, pela plataforma Festhome TV.

O Globo