Sem Ernesto Araújo, Brasil começa a se entender com OMS
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Em um gesto de aproximação, o Itamaraty conversou nesta quarta-feira com a Organização Mundial de Saúde sobre a cooperação entre os países no combate ao coronavírus. O novo ministro da pasta, Carlos França, teve reunião virtual, nesta manhã, com o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, que já afirmou que o mundo tem sido testemunha do sofrimento do Brasil na pandemia.
Com a mudança de ministro da pasta, auxiliares afirmam que o Brasil quer se colocar à disposição para cooperar com outros países, a exemplo da compra mundial de vacinas pelo Covax Facility, sem deixar de defender seus interesses junto a organismos multilaterais. Um interlocutor de França destacou à CNN, em uma metáfora, que o país está de volta ao jogo.
A perda de protagonismo do Brasil em agendas internacionais tem sido ponto crítico no governo. As reclamações vindas até mesmo de apoiadores promoveram a demissão do ministro Araújo.
Desde o início da pandemia, o Brasil tem travado uma briga ideológica com a OMS. Em março do ano passado, o ministro Ernesto Araújo escreveu um texto em que batizou o coronavírus de “comunavírus” e que haveria um “plano comunista” para implementar sua ideologia por meio de organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.