CPI pede ajuda ao TRF3 para Wizard respeitar comissão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Silvia Costanti/Valor

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), encaminhou na quinta-feira um ofício ao presidente do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3), Mairan Maia, solicitando que o desembargador distribua a um juiz criminal o pedido para que Carlos Wizard tenha seu passaporte apreendido quando retornar ao Brasil.

O empresário faltou ao depoimento à CPI na quinta-feira, sob a alegação de que está nos Estados Unidos para acompanhar o tratamento médico de um familiar.

“Solicito ao mesmo juiz criminal que determine que o passaporte do sr. Carlos Wizard seja imediatamente retido pela Polícia Federal, e somente lhe seja devolvido após a prestação de seu depoimento perante esta comissão”, pede Aziz ao presidente do TRF-3.

No mesmo ofício, ele também solicita que o juiz determine que Wizard seja obrigado a comparecer ao colegiado.

“Diante da ausência injustificada do depoente, oficio Vossa Excelência para a distribuição do presente pleito a um juiz criminal, com vistas à adoção de procedimentos descritos no art. 218, do Código do Processo Penal, quais sejam, que à autoridade policial a apresentação da testemunha faltosa ou que se determine que seja conduzida por oficial de justiça, o qual poderá solicitar o auxílio da força pública”, escreve.

No documento, o senador amazonense destaca que Wizard “foi regularmente intimado para depor por diversos meios”, pontuando que enviaram a convocação por e-mail e por correspondência postal.

De acordo com informações repassadas pelos Correios à CPI, a correspondência do colegiado chegou a ser recebida na residência de Wizard por Marcelo Roque, mas foi recusada quatro segundos após a entrega. Na mesma ocasião, uma outra correspondência foi recebida, mas não foi devolvida.

Valor Econômico