PF acusa militares de apoiarem garimpo ilegal
Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica/Arquivo
A Polícia Federal está insatisfeita com a recente atuação do Exército brasileiro nas operações de combate ao garimpo ilegal. Na semana passada, um helicóptero militar quebrou no primeiro dia da Operação Omama, que tinha como objetivo retirar garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. E não foi substituído. O Exército informou a PF que não poderia ceder outra aeronave, porque esta teria autonomia para poucas horas de voo.
O resultado é que isso comprometeu o trabalho e boa parte dos garimpeiros conseguiu fugir. Segundo envolvidos na ação , os policiais federais só conseguiram outra aeronave no dia seguinte, com o suporte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A região é alvo de ao menos 20 mil invasores que fazem extração ilegal de ouro nos arredores das comunidades onde vivem os indígenas e são responsáveis por diversos conflitos armados da região.
Há poucos meses, as Forças Armadas deixaram a PF na mão em outra operação na região Norte. O Exército se comprometeu em enviar explosivos e explosivistas para uma ação contra garimpeiros ilegais em Roraima. De última hora, informaram que só mandariam os explosivos, o que prejudicou a operação.
Na avaliação de integrantes da PF, essas ações de boicote às operações contra garimpeiros não acontecem sem o conhecimento da cúpula das Forças Armadas.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf