
Bolsonaro e Lula lideram crescimento na internet
Foto: Reprodução/ Carta Capital
Um levantamento da plataforma MonitoraBR, divulgado com exclusividade por CartaCapital, mostra que o presidente Jair Bolsonaro e o seu principal adversário nas eleições de 2022, o ex-presidente Lula, são os pré-candidatos que mais cresceram nas redes sociais no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o monitoramento, feito de 1 de janeiro a 30 de junho, o atual chefe do Poder Executivo e o petista foram os que mais ganharam seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
No estudo, que teve como objeto levantar dados e analisar a perfomance digital dos pré-candidatos, ainda aparecem os nomes de Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), o ex-juiz Sérgio Moro, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do apresentador Luciano Huck, que decidiu continuar na TV Globo.
No período analisado, o único que perdeu seguidores no Facebook foi Doria. O tucano, eleito com o slogan BolsoDoria, entrou em rota de coalização com o presidente após apostar na Coranavac, vacina produzida pela chinesa Sinovac em conjunto com o Instituto Butantan. No Instagram, a mesma situação se passou com o ex-ministro da Saúde Mandetta.
Os números refletem um pouco o que constatam os institutos de pesquisa, pois são justamente Lula e Bolsonaro que lideram as intenções de voto para a próxima eleição. O levantamento também confirma a dificuldade de uma candidatura de terceira via.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf