Queiroga afirma que Brasil já tem vacinas para todos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Com 600 milhões de doses contratadas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) já dispõe da quantidade de vacinas contra a covid-19 suficiente para vacinar a população adulta do país até o fim do ano sem a necessidade de recorrer aos imunizantes Covaxin e Sputnik V – eles enfrentam entraves relacionados à obtenção da licença de importação ou à liberação do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Durante audiência na Câmara, Queiroga admitiu que suspeita de irregularidades no processo de aquisição da Covaxin, do laboratório Bharat Biotech, levou o ministério a suspender o contrato com a Precisa Medicamentos por recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU). O processo de compra dessa vacina é investigado pela CPI da Covid, que apura a cobrança de propina de US$ 1 por dose.

No caso da Sputnik V, Queiroga avalia que o ministério deve apoiar a sua aquisição se os governadores insistirem, mesmo considerando que a negociação envolve um quantitativo pouco expressivo: “O que precisamos é buscar antecipação das doses já contratadas.”

Aos deputados, o ministro disse que assumiu o comando do órgão no “pior momento da pandemia”, quando o país chegou a registrar mais de 4 mil mortes em um dia. Queiroga destacou que desde então houve uma redução da média móvel de novos casos e de óbitos. “Diante daquele contexto anterior, ter esse número de 1.278 [de média móvel de óbitos] já é um presságio de que o colapso que se instaurou no nosso sistema de saúde começa a reduzir de forma gradual”, disse.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf