PSDB tem histórico de fracassos para eleger presidente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

No mundo político, é natural que governadores tentem ascender na carreira e chegar à presidência da República. O caminho previsível, no entanto, não significa que seja favorável, principalmente quando se trata de candidatos tucanos.

Governador de São Paulo por quatro mandatos, Geraldo Alckmin tentou duas vezes a presidência, em 2006 e 2018, sem sucesso — nesta última, não chegou nem ao segundo turno. Chefe do mesmo estado por um mandato, José Serra também disputou duas vezes o Planalto, em 2002 e 2010, e foi derrotado. Em 2014, foi a vez de Aécio Neves, que havia sido governador por dois mandatos de Minas Gerais, e o resultado foi o mesmo.

Neste ano, o ninho tucano tem dois governadores como pré-candidatos nas prévias, João Doria (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), que estão concorrendo à vaga com o senador Tasso Jereissati, que já foi governador do Ceará, e o ex-senador Arthur Virgílio Neto.

O último ex-governador que foi eleito presidente da República foi Fernando Collor, que renunciou ao comando de Alagoas para disputar o Planalto em 1989. Antes dele, trilharam o mesmo caminho Jânio Quadros (São Paulo), Juscelino Kubitschek (Minas Gerais) e Getúlio Vargas (Rio Grande do Sul).

Apesar do posto alto na hierarquia política, os governadores costumam enfrentar dificuldades por serem conhecidos apenas regionalmente. “Numa eleição presidencial, é preciso criar uma história que converta os candidatos em personagens nacionais e midiáticas”, diz Rodrigo Stumpf González, professor de ciência política da Universidade Federal do Rio de Grande do Sul.

Segundo ele, Doria conseguiu fazer isso ao rivalizar com Bolsonaro em relação à aquisição da CoronaVac, a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aplicada no Brasil. E Leite fez o mesmo ao se declarar homossexual em entrevistas em rede nacional, que repercutiram pelo país todo. “FHC e Lula, por exemplo, não nasceram em São Paulo, mas fizeram a sua carreira no estado, que é o centro do poder econômico e de mídia do país. Para se eleger, no entanto, precisaram transcender São Paulo”, completou.

Na visão do cientista político, Doria teria vantagem sobre Leite por estar à frente do estado mais rico e populoso do país. “Mas aí entra o problema interno do partido”, diz, lembrando que, apesar de não ter tido prévias nas disputas anteriores, Alckmin, Serra e Aécio também tiveram problemas para se consolidar como candidatos do PSDB.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf