STF deve investigar Bolsonaro por fake news sobre eleições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

As últimas investidas do presidente Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a “live” na qual propagou – inclusive em rede nacional de TV – ataques às urnas eletrônicas podem render novas frentes de investigações contra o chefe do Executivo na Corte.

O ministro Alexandre de Moraes vai analisar, nas próximas semanas, um pedido apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele solicitou que Bolsonaro seja incluído como investigado no inquérito das “fake news” depois de o presidente voltar a afirmar que o Supremo proibiu o governo federal de atuar na pandemia.

Esta semana, após o STF desmentir as declarações do presidente, Bolsonaro subiu o tom e afirmou que “o Supremo cometeu crime” ao permitir que Estados e municípios adotassem medidas para combater a pandemia.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a “live” em que o presidente passou mais de duas horas propagando mentiras sobre o sistema eleitoral também deve ter consequências.

Termina na terça-feira o prazo dado pela corregedoria da Justiça Eleitoral para que Bolsonaro apresente provas de que houve fraudes nas eleições de 2018.

Na apresentação sobre as urnas eletrônicas, o presidente admitiu que não tinha como comprovar as suspeitas de que o sistema de votação não é seguro. Ele apresentou como “indícios” vídeos que já foram classificados como “fake news” por agências de checagem, além de ilações com base em comentaristas de TV no dia das eleições.

No geral, a “live” do presidente foi vista como “ridícula” e “patética” por ministros do STF e do TSE. Integrantes dos dois tribunais acompanharam atentamente as declarações do presidente, mas decidiram não se manifestar oficialmente por entender que ele não apresentou nada concreto contra as urnas.

A corte eleitoral, inclusive, desmentiu em tempo real alguns dos pontos levantados por Bolsonaro – como o de que muitos eleitores tentavam apertar o 17, mas aparecia o 13 (número do PT) nas urnas em 2018.

Ao final da transmissão, o TSE enviou uma lista com quase duas dezenas de pontos que foram checados e considerados “fake news” pela corte.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf