Interferência de Bolsonaro na PF começa a andar no STF
Foto: Carlos Moura/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira, 30, a retomada da tramitação do inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal.
O despacho de Moraes derruba uma decisão do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que em setembro de 2020 havia suspendido as diligências até que o plenário do STF decidisse sobre a modalidade do depoimento de Bolsonaro, uma das pendências da investigação (a discussão é se o depoimento deve ser por escrito ou presencialmente). O julgamento do Supremo que vai definir sobre a oitiva do presidente está previsto para o dia 29 de setembro.
“Considerada a prorrogação de prazo para o término do presente inquérito, por mais 90 (noventa) dias, contados a partir do dia 27/7/2021 e a necessidade de realização de diligências pendentes para o prosseguimento das investigações, não se justifica a manutenção da suspensão da tramitação determinada pelo então relator em exercício, Min. MARCO AURÉLIO, em 17/9/2020”, decidiu Moraes.
A investigação sobre a suposta interferência de Bolsonaro na PF foi aberta em abril do ano passado, após a demissão do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. O ex-juiz acusou o presidente de buscar influir politicamente na corporação a partir das trocas do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, e do superintendente da PF no Rio de Janeiro. O objetivo de Bolsonaro, segundo Moro, era proteger aliados e familiares de apurações. A pedido da Procuradoria-Geral da República, o ex-ministro também foi incluído no inquérito como investigado.
Uma das provas reunidas pela investigação é o vídeo da reunião ministerial no Palácio do Planalto em 22 de abril do ano passado. Diante dos ministros, Bolsonaro disse que havia tentado trocar “gente da segurança nossa” no Rio e não havia conseguido.
“Isso acabou. Eu não vou esperar f… minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Se não puder trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, declarou. O presidente, no entanto, nega ter buscado interferir na Polícia Federal.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf