Jovem Pan consegue se safar de quebra de sigilo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

A quebra de sigilo da Rádio Jovem Pan não será mais votada pela CPI da Covid. O requerimento, assinado pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), saiu da pauta nesta terça-feira. A informação foi confirmada ao GLOBO pela assessoria do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

— Independente, de linha editorial de jornal, TV, rádio, nós não podemos nos permitir cercear o pensamento das pessoas. Podemos discordar, mas não podemos retalhar. (…) Não deveria nem ter entrado (na pauta de votação) — disse Omar.

Renan acabou removido da ideia. Logo em seguida, posicionou-se contra a quebra de sigilo, cuja possibilidade havia sido levantada na linha que investiga desinformação sobre a Covid-19. Logo no início da sessão, Renan reiterou o posicionamento:

— Eu queria lamentar, dizer que isso ocorreu durante o recesso compulsório e aproveito a oportunidade para retirá-lo, para que, de modo algum, possa respingar numa coisa que respeitamos, defendemos — disse o senador, que reforçou que a questão foi um equívoco: — Da minha parte, nada que possa respingar na liberdade de expressão vai ter a minha aceitação. Esse foi um posicionamento histórico que eu sempre tive e essa, sobretudo, é uma oportunidade para reafirmá-lo. Eu queria, sem saber de quem é a culpa, pedir desculpas pelo o que aconteceu — declarou o relator.

Na véspera da retomada dos trabalhos na comissão, causou desconforto entre os membros da CPI um requerimento apresentado por Renan Calheiros pedindo a quebra de sigilo da Rádio Jovem Pan. O ato foi repudiado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Em nota, a Abert criticou a iniciativa por “não apontar qualquer dado ou informação concreta que justifique a adoção de medida extrema contra uma emissora que está no ar há quase 80 anos”. Na justificativa, por sua vez, Renan alega que “a quebra e a transferência dos dados ora solicitados permitirão delimitar os exatos contornos da participação da pessoa supraqualificada junto ao dito ‘gabinete do ódio'”.

De acordo com senadores e auxiliares ouvidos pela reportagem, Renan não consultou os aliados sobre a iniciativa. Até mesmo Humberto Costa (PT-PE), que protocolou formalmente o documento no sistema, por coordenar o núcleo de desinformação da CPI, afirmou a pessoas próximas que ficou descontente com a situação.

Ainda assim, Renan insistia em manter a proposta até a noite de segunda-feira, mesmo diante da possibilidade de perder a votação por falta de apoio. O assunto foi debatido durante a reunião semanal na casa de Omar Aziz.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf