Braga Netto liga para Pacheco após acusação de espionagem
Foto: Jorge William/Agência O Globo
Após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) dizer que foi alvo de uma suposta espionagem em seu estado, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, procurou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para tentar desfazer o mal-estar entre as instituições.
De acordo com pessoas próximas a Pacheco, Braga Netto disse, por telefone, que desconhece o fato narrado por Carvalho e destacou que esta não é uma prática do seu ministério. O presidente do Senado ainda não se manifestou sobre o caso.
Em sessão da CPI, na manhã desta terça-feira, Carvalho lançou suspeitas sobre Braga Netto.
— Eu quero informar esta CPI e a todos que estão ouvindo que eu fui surpreendido semana passada: fui convidado por um amigo para uma conversa e ele relatou que recebeu um oficial do exército, um coronel do exército da reserva com um oficial da ativa, que foram ao meu estado pra bisbilhotar a minha vida pra saber o que é que podia ter para usar contra mim.
E acrescentou:
— Eu quero dizer ao senhor Braga Netto, que foi o emissário do oficial do Exército para fazer espionagem contra um parlamentar, um senador da república que eu não tenho medo, que eu não abrirei mão das minhas convicções, que eu, com a minha vida, pela causa que eu defendo, e ninguém vai intimidar!
Há cerca de um mês, Pacheco e Braga Netto se encontraram depois de outro conflito envolvendo a CPI da Covid. Na ocasião, o ministro da Defesa divulgou uma nota para repudiar declarações do presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM). No texto, Braga Netto afirmava que Aziz desrespeitou as Forças Armadas.
“As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”, dizia o texto, visto por senadores como uma forma de ameaça.
Hoje, Aziz disse que também acha que foi alvo de espionagem. Ele considerou que o documento que mostra que ele foi monitorado pela ditadura militar e listado como elemento subversivo, sob o codinome de palestino, foi vazado pela Abin.
— Vossa Excelência tem toda a nossa solidariedade: está acontecendo com todos nós. Duas semanas atrás soltaram um documento da década de 1980, de que eu me orgulho muito de ter participado, no movimento democrático para que nós aqui pudéssemos estar falando hoje o que a gente quer aqui. Não era assim, não. Não era mesmo. Eu participei da luta pela democratização do País, pelas Diretas Já, por uma nova Constituinte. Tenho muito orgulho. E soltaram de uma forma pejorativa me chamando de palestino não sei o quê — disse o presidente da CPI.
— Isso daí fizeram comigo, fizeram comigo isso. Então, Senador Rogério Carvalho, Vossa Excelência. tem toda a nossa solidariedade. E não há ninguém que vai nos intimidar, não.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf