
Mourão diz que está torcendo pela “terceira via”
Foto: Adnilton Farias / VPR
Em uma apresentação feita ontem em evento promovido e frequentado por militares da ativa e da reserva, sobretudo da Marinha, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, manifestou torcida pelo surgimento de um candidato viável de “terceira via” no país. Seria uma forma, segundo ele, de arrefecer a polarização que hoje é protagonizada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Existe uma parcela da sociedade que não se sente representada por nenhum desses dois lados”, disse Mourão. “Aí fica essa discussão se vai ter uma terceira via ou se não vai ter “, afirmou. “Eu acho que seria importante, para reduzir as tensões, que realmente surgisse um candidato que tivesse condições de fazer com que a outra parte da sociedade se sentisse representada, melhorando com isso o nível do debate e favorecendo a diminuição dessa polarização”, completou.
O vice citou que vários nomes têm sido lançados como possíveis representantes da chamada terceira via. Mas reconheceu que todos enfrentam dificuldade para decolar. “Jogam um balão, o balão sobe, não chega nem na primeira camada e já cai. Porque muitas vezes a pessoa tem uma certa penetração num grupo, mas não tem penetração na sociedade como um todo”, disse.
Mourão fez ainda conjecturas sobre o possível desempenho de alguém que pudesse representar alternativa a Lula e Bolsonaro.
“Poderia ser que esse candidato [da terceira via] fosse batido no primeiro turno e os dois candidatos que hoje se apresentam [Lula e Bolsonaro] chegassem ao segundo turno. Mas é importante que houvesse realmente uma força capaz de agir como um algodão entre esses cristais e permitir que a sociedade entendesse melhor esse processo eleitoral e, principalmente, entendesse que nós precisamos que o país esteja unido para que nós construamos esse caminho das reformas, das mudanças”, discursou.
Mourão deu essas declarações ao responder uma pergunta formulada pelo oficial Carlos Raposo de Vasconcellos. No site da plataforma Personalidades em Foco, a entidade que promoveu o evento, ele é apresentado como Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval e adjunto da Divisão de Assuntos Políticos da Escola Superior de Guerra (ESG).
O vice-presidente e Bolsonaro estão distanciados. Na semana passada, Bolsonaro afirmou em entrevista a uma rádio que Mourão era como um cunhado indesejado, com o qual se é obrigado a conviver.
No mesmo evento, Mourão demonstrou simpatia pela ideia de adoção de um dispositivo que imprima o voto – tema repetido à exaustão por Bolsonaro – e criticou magistrados que, segundo ele, “passaram do limite” ao emitirem opinião sobre o assunto.
Mourão não aventou a hipótese de não realização de eleições caso o voto impresso não seja adotado, como tem feito Bolsonaro. Também não foi questionado sobre essa ameaça.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf