Igrejas evangélicas disputam símbolos na Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que a Igreja das Nações do Reino de Deus não violou o registro de marca da Igreja Universal do Reino de Deus, conforme esta instituição alegou na ação. O bispo alvo do processo, Romualdo Panceiro da Silva, comemorou a decisão em uma postagem de rede social na segunda-feira.

“Justiça julga improcedente o processo da IURD contra a Igreja das Nações do Reino de Deus por usar o nome Jesus Cristo, a frase Reino de Deus e o logotipo da pombinha. Graças A Deus!!!!”, afirmou.

No documento, o juiz Luis Felipe Ferrari Benendi avalia que os símbolos tratados no processo não possuem identidade visual semelhante, concluindo, desta forma, que “não é razoável, em caráter de tutela antecipada, impedir que ela (igreja do bispo Romualdo) exerça suas atividades”.

Segundo a Universal, o bispo Romualdo saiu da igreja e criou sua própria sociedade religiosa em maio de 2020, “utilizando indevidamente as marcas e outros símbolos da autora”, afirmou, citando como tais “Jesus Cristo” e “pomba”. Para a autora da ação, a ré teria solicitado “doações de fiéis por meio de depósitos bancários, induzindo-os a erro”.

A ação ajuizada no TJSP pedia que a outra igreja parasse “imediatamente” de utilizar “indevidamente e de maneira não autorizada o nome, imagem e marcas registradas da entidade religiosa autora, especialmente a fim de obter vantagem econômica indevida (…)”. Assim, a parte autora argumentou que a Igreja das Nações deveria excluir de suas redes sociais as publicações em que tenha utilizado os símbolos mencionados.

De acordo com a decisão judicial, a parte ré sustentou que não houve violação da marca, “pois se tratam de termos comuns e genéricos, não havendo qualquer ato de concorrência desleal ou confusão de consumidores, razão pela qual requer a improcedência dos pedidos”.

Após análise, o magistrado julgou o pedido da Universal como improcedente.

“Em consulta ao banco de dados do INPI, verifico que a autora, de fato, detém a titularidade das marcas mistas de serviço Universal, Universal Igreja do Reino de Deus e Universal Jesus Cristo é o Senhor, além da marca nominativa de serviço Reino de Deus, o que lhe assegura o uso exclusivo em todo o território nacional, de acordo com a legislação”, afirmou o juiz. “A ré, por sua vez, parece não possuir qualquer registro de marca, e há indícios de que vem se utilizando das expressões Igreja das Nações do Reino de Deus e Jesus Cristo, além de figuras como pomba e cruz, para divulgação de eventos religiosos. Contudo, ao menos em cognição sumária, não se verifica reprodução ou imitação integral das marcas da autora. Quanto à reprodução ou imitação parcial, sabe-se que o elemento nominativo do sinal marcário misto não goza de proteção isoladamente, ainda mais quando os termos utilizados são comuns ao ramo, como “Igreja” e Deus”.

No mesmo documento, o TJSP determinou que a parte autora pague as despesas processuais, incluindo honorários advocatícios da parte ré, fixados em R$ 2 mil.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf