Lula quer encontrar Ciro para ser xingado e, depois, conversar
Foto: Victor Moriyama/Getty Images
Lula diz não ser candidato, mas está em campanha pelo Nordeste. “”Não estou candidato a presidente, ainda não”, disse ontem em Teresina. “Vamos esperar o momento certo, mas nunca na minha vida eu tive tanta vontade de ser candidato a presidente como agora.”
Em São Luís, onde fica até amanhã, vai conversar com o ex-presidente José Sarney, seu mais fiel aliado em dois mandatos na presidência do Senado (de 2003 a 2005 e de 2009 a 2011).
Sarney é do tipo que faz política conversando. Há meses, Jair Bolsonaro o procurou em casa, em Brasília. A visita foi breve. Ansioso, o presidente falou, e muito. O ex-presidente ouviu, atento. Quando tentou falar, Bolsonaro olhou o relógio, e se despediu.
Pouco depois desse quase-monólogo, apareceu outra visita — era José Dirceu. Conversaram calmamente.
Lula é desse tipo, se construiu na política conversando. Aos 78 anos, líder nas intenções de voto, mas com elevada rejeição — embora 16 pontos inferior à de Bolsonaro —, tateia o território com vontade explícita, mas ainda hesitante.
Faltam 14 meses para a eleição e, em campanha eleitoral, isso equivale ao infinito. Principalmente, num país onde política há muito deixou de ter previsibilidade e se tornou sinônimo de improviso. E isso aumenta a necessidade de conversas.
À mesa do jantar de domingo no Recife, com o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos, Lula ouviu uma ironia sobre Ciro Gomes, que há 30 meses o critica duramente a cada duas dezenas de palavras. Reagiu: “Sabe, vou propor ao Ciro um encontro. “Vamos nos xingar por dez minutos, depois a gente conversa.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf