Com Taleban, equipe feminina de futebol foge do país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: SAJJAD HUSSAIN / AFP

Ao menos seis jogadoras da equipe feminina de futebol de Herat, no Afeganistão, sumiram após a tomada de poder do grupo fundamentalista Talibã, informa a ONG italiana Cospe nesta quinta-feira (19).

A entidade italiana, que tem sede em Florença, atuou com as jogadoras afegãs em diversos projetos até 2018 pessoalmente e, até este domingo (15), tinha contato virtual com as jovens.

Ainda conforme a ONG, 15 das atletas conseguiram fugir para o Irã.

“Assim que ficou claro o quão rápido era o avanço do Talibã, muitas conseguiram fugir e conseguiram chegar ao Irã. São meninas jovens e, para elas, o risco de violência e abusos dos talibãs é altíssimo. Infelizmente, de seis delas não temos notícias, nem da treinadora. Estamos muito preocupados”, disse uma das representantes da ONG, Silvia Ricchieri.

Por conta do regime extremista que aplicaram no país entre os anos de 1996 e 2001, há o temor de que os talibãs voltem a violar todos os direitos das mulheres nesse novo governo.

Naquele período, elas eram proibidas de estudar, trabalhar e até de sair de casa sem o acompanhamento do marido ou do filho mais velho.

Desde que tomaram o poder, no entanto, os fundamentalistas tentam mostrar uma moderação e, no caso de Herat, uma cidade cosmopolita próxima à fronteira iraniana, as aulas das jovens foram retomadas. No entanto, o futuro é bastante incerto para as mulheres.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf