Ser investigado por Moraes é um prejuízo para Aras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Não é só o presidente Jair Bolsonaro que vai enfrentar a mão de ferro do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador-geral da República, Augusto Aras, acusado de ser fiel escudeiro de Jair Bolsonaro e sob grande pressão da própria corte, também. Moraes vai ser o relator da ação que pede que o chefe do Ministério Público seja investigado por omissão em relação a atos do presidente da República.

A notícia-crime foi impetrada no STF pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES). Por ter sido protocolada por dois políticos, a ação perde um pouco a sua força. Mas a questão aqui não é nem essa. E, sim, como o Supremo já deu vários sinais de que perdeu a paciência com Aras. Quando digo STF, estou dizendo na verdade… vários ministros. Entenda aqui.

Além disso, Alexandre de Moraes tem sido firme – extremamente duro na caneta – ao tomar suas decisões, especialmente no que diz respeito aos arroubos autoritários de Bolsonaro e no combate à máquina que ajudou o político carioca ser eleito presidente da República: as fakenews.

Taí um processo que vale a pena acompanhar. Essa notícia-crime chegou a ser distribuída para a ministra Carmen Lúcia, mas a magistrada devolveu o caso para redistribuição do STF alegando que poderia haver “prevenção” de Moraes. Ou seja, que ele já estaria tratando do mesmo tema na corte. Por isso, o caso acabou nas mãos de Alexandre de Moraes.

Alexandre, aliás, tem feito um trabalho quase impecável nas ações contra os devaneios antidemocráticos deste tempo que vivemos. O magistrado vai manter a mesma toada ao avaliar o trabalho de Augusto Aras?

Na semana passada, por exemplo, o ministro autorizou a prisão do presidente do PTB, Roberto Jefferson, e afirmou que a Procuradoria-Geral da República não se manifestou no prazo devido sobre o pedido. É esperar para ver. Tic tac, tic tac, tic tac

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf