André Mendonça corre risco de ser rejeitado ao STF
Foto: Carolina Antunes/PR
Os mapas dos líderes do Senado sobre qual seria o placar de uma votação hoje em torno do nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal apontam que o plenário está rachado ao meio. O número de votos contra Mendonça seria de pelo menos 37, sem contar os senadores que cogitam faltar à votação porque não querem o candidato de Jair Bolsonaro no STF, mas também não querem ficar mal com o governo.
Para ser nomeado, o indicado pelo presidente da República ao Supremo tem de contar com o aval de pelo menos 41 dos 80 senadores. Mesmo que ele tenha maioria dos votos no plenário, se não atingir os 41 votos sim, não pode ser nomeado.
Tanto os governistas como os anti-Mendonça dizem que hoje teriam condição de ganhar no plenário, mas ambos os lados sabem o quanto a disputa está apertada. O que os aliados do presidente da República apostam é que, uma vez submetida à Comissão de Constituição e Justiça – condição necessária para que o nome de um candidato ao senado possa ser avaliado no plenário –, os votos começariam a virar a favor.
Isso, claro, em condições normais de temperatura e pressão. A última vez que um candidato a ministro do Supremo foi rejeitado no plenário do Senado foi no governo Floriano Peixoto, (1891-1894). Mas, nas palavras de um dos mais ativos operadores anti-Mendonça no Senado, “o governo Bolsonaro não é um governo normal. Nele acontecem coisas que nunca aconteceram antes”.
Justamente por que o governo Bolsonaro não é um governo comum, tanto o presidente do Senado como o da CCJ, Davi Alcolumbre, tem dito a interlocutores que antes do dia 7 de setembro não acontece nada.
Só depois das manifestações bolsonaristas do dia da Independência é que Pacheco e Alcolumbre vão decidir se há ou não condições de pautar a indicação. Os governistas, por sua vez, vão poder refazer as contas e atualizar os mapas.
Se a correlação de forças piorar, a tendência é retirar a indicação de Mendonça para não submeter o candidato de Jair Bolsonaro a uma humilhação no plenário. Nesse caso, os ministros palacianos dizem que Bolsonaro substituiria Mendonça por outro candidato “terrivelmente evangélico”. Mas Alcolumbre e sua turma apostam que, se Mendonça naufragar, o nome de Augusto Aras, que eles sempre quiseram ver no cargo, volta ao páreo com força.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf