Pandemia fez taxa de natalidade despencar no mundo

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Agência O Globo

Com a pandemia do novo coronavírus, países de alta renda financeira têm apresentado uma queda nas taxas de natalidade bruta, apontaram os resultados preliminares de estudo feito pela Universidade Luigi Bocconi, na Itália, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences nesta segunda-feira. O declínio foi constatado especialmente na Itália, com queda de 9,1%, seguido por Hungria, que teve uma redução de 8,5%, Espanha, de 8,4%, e Portugal, de 6,6%.

O estudo comparou dados de 22 países e sugere que a pandemia da Covid-19 pode ser relacionada à diminuição da taxa de natalidade em países de alta renda.

Foram analisados dados mensais de janeiro de 2016 a março de 2021. Na comparação simples dos números de meses durante a pandemia com os de meses do período anterior, foi constatada uma queda em todos os países, à exceção da Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Holanda.

Ao fim do estudo, os dados mostraram que a pandemia foi acompanhada por um declínio além do previsto nas taxas de natalidade bruta de sete dos 22 países considerados.

Nos Estados Unidos, uma redução de 3,8% foi observada nos números de nascimentos de 2020 comparados aos de 2019. A pesquisa também apontou uma aceleração nesta queda ao fim do ano passado, momento em que a pandemia se agravou no país antes de atingir seu pico.

O estudo também considerou que uma pesquisa, realizada no início da primeira onda da pandemia na Alemanha, na França, na Espanha e no Reino Unido, indicou que 73% das pessoas que planejavam ter filhos em 2020 decidiram adiar ou abandonar os planos.

Segundo os autores, os resultados demonstram o impacto da pandemia na dinâmica populacional, mas há também outros fatores que podem ter influenciado as mudanças nas taxas de natalidade que devem ser pesquisados no futuro.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf