Osmar Terra será investigado pela CPI da covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e a fiscal do contrato da vacina indiana Covaxin, Regina Célia, serão oficialmente incluídos no hall de investigados da CPI da Covid. Relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL) determinou a inclusão deles na lista de investigados, nesta terça-feira, por já ver elementos para propor o indiciamento do trio em seu relatório final.

Vídeo:CPI da Covid apresenta indício de que motoboy da VTC Log pagou contas de ex-diretor da Saúde

O ministro Onyx Lorenzoni será incluído na lista de investigados por conta do episódio envolvendo os invoices da vacina indiana Covaxin. Após o servidor Luis Ricardo Miranda denunciar esquema de corrupção no contrato bilionário e apresentar invoices que sustentavam sua versão, Onyx fez um pronunciamento no qual buscou desqualificar os documentos apresentados pelo servidor. Os invoices citados por Miranda, no entanto, estavam disponíveis nos arquivos do próprio Ministério da Saúde. Renan tentou fazer com que Onyx depusesse à CPI, mas a convocação do ministro não foi consenso entre os demais integrantes da comissão. Após as denúncias, o Ministério da Saúde suspendeu o contrato de R$ 1,6 bilhão para a aquisição do imunizante.

Fiscal do contrato da vacina Covaxin, Regina Célia também será considerada investigada por autorizar os avanços burocráticos para a aquisição das vacinas mesmo quando os invoices apresentados pela empresa Precisa não estavam de acordo com o contrato assinado com o Ministério da Saúde.

Osmar Terra, por sua vez, é considerado o “chefe” do chamado gabinete paralelo, estrutura montada pelo governo federal, fora do Ministério da Saúde, para discutir políticas publicas para o enfrentamento da Covid-19. Em alguns desses encontros, que contavam com a presença de políticos e médicos convidados, pessoas do grupo chegaram a defender que vacinas não fossem adquiridas pelo governo federal e estimularam o tratamento precoce com medicamentos como coloríamo-nos, cuja ineficácia contra coronavírus é comprovada cientificamente.

Confira a lista de investigados:

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga;
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello;
Ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo;
Ex-secretário executivo da Saúde Elcio Franco;
Ex-assessor especial da Presidência Arthur Weintraub;
Empresário Carlos Wizard;
Ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten;
Ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Francieli Francinato;
Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto;
Ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo;
Secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro;
Médica Nise Yamaguchi;
Médico Paolo Zanotto;
Médico Luciano Dias Azevedo.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf