1/5 das pessoas curadas de covid não ficam imunes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Medicina de Viena (MedUni Vienna), na Áustria, concluiu que 20% das pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram não desenvolveram imunidade contra o coronavírus. Os cientistas explicam em um artigo publicado na revista científica Allergy que a proteção contra a doença só é alcançada quando o organismo produz anticorpos contra uma parte específica da região que permite a entrada do vírus na célula.

O estudo descobriu que a proteção imunológica que impede o vírus de atacar e invadir as células do corpo só ocorre quando uma pessoa é capaz de formar anticorpos específicos contra o domínio de ligação ao receptor dobrado (RBD) da proteína spike. Este local de encaixe não muda significativamente com as mutações do vírus. No entanto, algumas pessoas não conseguem realizar esta produção por vários motivos. Uma vacina baseada em antígeno visando RBD poderia fornecer uma solução, mas tal imunizante ainda não está disponível.

Um ano atrás, os cientistas investigaram o estado imunológico de um grupo inicial de pacientes que se recuperaram de Covid-19 leve. Uma das descobertas na época foi que uma proporção significativa de pacientes infectados foi incapaz de formar anticorpos protetores contra a Sars-CoV-2.

No estudo de acompanhamento publicado recentemente, os pesquisadores analisaram a resposta de anticorpos de um grupo maior após infecção por Sars-CoV-2 leve e grave. O estudo usou a tecnologia de microarray (chip) desenvolvida na MedUni Vienna, na qual um grande número de antígenos virais é aplicado a um chip microscópico por uma máquina robótica. Além disso, fragmentos de proteína sobrepostos (peptídeos) desses antígenos virais foram fixados no chip, cobrindo toda a proteína spike na qual o domínio de ligação ao receptor (RBD) está localizado. Este é o domínio com o qual as SARS-CoV-2 vírus se liga ao receptor de ACE2 de células humanas.

Os pesquisadores esperavam ver uma resposta imune aos peptídeos, mas os anticorpos foram formados exclusivamente contra a proteína spike intacta e dobrada tridimensionalmente. As proteínas adquirem sua forma tridimensional por meio do processo fisicamente induzido de dobramento de proteínas. Agora parece que o vírus Sars-CoV-2 precisa da proteína dobrada tridimensionalmente para se encaixar nas células do corpo. Apenas uma resposta de anticorpos contra a proteína dobrada, mas não contra partes dela, protege contra a infecção.

Isso leva a uma conclusão importante: altos níveis de anticorpos contra a proteína spike dobrada e, especialmente, contra o RBD que ela contém, evitam que o vírus se ligue às células humanas. No entanto, se alguém não for capaz de formar anticorpos contra o RBD dobrado, a pessoa não estará bem protegida. Os pesquisadores também mostraram que apenas o RBD dobrado, mas não o RBD desdobrado, gera proteção imunológica após a imunização.

O estudo concluiu que as pessoas que formam anticorpos suficientes contra RBD dobrado estão protegidas contra infecções por Sars-CoV-2. Esses anticorpos são facilmente mensuráveis no sangue com testes de neutralização.

Nos testes, eles observaram que 20% dos infectados não produziram estes anticorpos. Rudolf Valenta, um dos autores do estudo, disse que é urgente a criação de uma vacina altamente eficaz na indução de anticorpos específicos para RBD. Esta seria uma forma de explorar o “calcanhar de Aquiles do vírus” já que parte em que ele entra na célula não se transforma muito nas mutações do coronavírus.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf