Instabilidade política derruba investimentos no país
Foto: Reprodução
Na manhã desta quarta-feira, 1º, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado PIB no segundo trimestre de 2021, que recuou 0,1%. Entre os destaques que puxaram o resultado para baixo, os dados sobre o investimento no país reforçam a visão de que a ampliação dos riscos político e fiscal está afugentando o capital de longo prazo. Os dados de investimento no período, também conhecidos como Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), mostram uma queda de 3,6% entre abril e junho de 2021 em relação aos três meses anteriores.
Este capital é considerado um dos mais importantes para o crescimento do país, uma vez que indica o investimento das empresas no aumento da sua capacidade de produção. Além da instabilidade institucional, a crise hídrica é um dos empecilhos da atração deste capital, o que atrapalha a produção e o crescimento econômico a longo prazo.
“Este recuo não é uma surpresa. A gente vem acompanhando estes dados através de contas externas e o Investimento Direto no Brasil vem mostrando uma forte desaceleração. As empresas estão postergando ou evitando reinvestir seu capital no país. Além de não reinvestir, elas estão e mandando o dinheiro de volta para a matriz e adiando a decisão de ampliar plantas por aqui”, diz Camila Abdelmalack, economista da Veedha.
Dados do Banco Central mostram que nos doze meses encerrados em julho de 2021 o Investimento Direto no País (IDP) totalizou 47,5 bilhões de dólares, ou 3,04% do PIB, uma queda expressiva, de 27.4%, em relação ao mesmo período do ano anterior, de 65,5 bilhões de dólares, ou 4,06% do PIB.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf