Biden melhora a imagem dos EUA no mundo
Foto: Eduardo Munoz/Getty Images
Os índices de aprovação à liderança dos Estados Unidos voltaram a crescer em todo o mundo após recorde negativo durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, segundo pesquisa realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião americana.
De acordo com o levantamento, um dos principais motivos para essa recuperação foi a vitória do presidente Joe Biden. Em agosto, 49% dos entrevistados em 46 países diferentes aprovaram a atual gestão, o mesmo índice alcançado pelo ex-presidente Barack Obama em seu primeiro ano de mandato. Já Donald Trump deixou a presidência dos Estados Unidos com média de 30%.
Ao mesmo tempo, o índice de desaprovação de Biden ultrapassou o de Obama e chegou a 36%. No entanto, esse número ainda é menor do que o visto pelo seu antecessor, que desagradou a 44% dos entrevistados.
Segundo a Gallup, os últimos meses do governo Trump apontam para algumas vitórias no que diz respeito à política externa, porém as oportunidades perdidas em se envolver com o resto do mundo — principalmente durante a pandemia — e os constantes ataques a opositores fizeram com que os índices de aprovação ficassem estacionados em 30%.
Em alguns países como Canadá, Reino Unido e Alemanha a porcentagem de aceitação chegou a crescer mais de 30 pontos percentuais desde que Biden chegou ao poder e aumentaram em diferentes graus em quase todos os países, com exceção da Rússia, que registrou uma queda de 5%.
“Com o governo Trump no retrovisor, os primeiros esforços de Biden para restaurar alianças e recuperar o respeito dos Estados Unidos no cenário global pareciam estar dando frutos durante os seis primeiros meses de governo. No entanto, alguns fatores negativos, como a desastrosa retirada das tropas do Afeganistão, podem mudar o rumo novamente”, disse a Gallup.
Os entrevistados da pesquisa tinham idade superior a 15 anos e foram ouvidos entre os meses de abril e agosto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf