Pazuello se aboletou em hotel do Exército há um ano e não quer sair
Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
O general Eduardo Pazuello tem fornecido novo motivo de desconforto para os generais do comando do Exército, e desta vez não é por sua performance na CPI da Covid e nem por ter subido ao palanque de um comício a favor do presidente Jair Bolsonaro.
Ex-ministro da Saúde, Pazuello hoje despacha como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Palácio do Planalto. A questão que está afligindo os chefes militares agora é que o general da ativa já completou um ano e meio de estadia no Hotel de Trânsito de Oficiais do Exército, em Brasília, o que é contra o regulamento do próprio hotel.
Segundo as regras do HTO, cada oficial só pode se hospedar por no máximo 30 dias. Exceções são permitidas desde que com autorização por escrito do comandante da Região Militar ou da unidade gestora do Hotel de Trânsito, mas no caso de Pazuello essa autorização não existe.
O Exército não se posicionou oficialmente sobre o caso, mas a equipe da coluna apurou que os generais do Alto Comando já fizeram chegar ao ex-ministro e hoje assessor especial do Palácio do Planalto que gostariam que ele deixasse o hotel.
Há conversas inclusive entre emissários do comandante, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do secretário de Assuntos Estratégicos, o almirante Flávio Rocha, para que Pazuello se mude para um apartamento funcional. Até agora, porém, o ex-general e ex-ministro tem se recusado a sair, alegando ter direito à hospedagem.
O cargo comissionado hoje ocupado por Pazuello é do nível DAS (Direção de Assessoramento Superior) 102.6. Há vários precedentes de concessão de apartamentos funcionais a cargos similares no governo Jair Bolsonaro, conforme o Diário Oficial. Procurada, a Secretaria de Assuntos Estratégicos não comentou o caso do ex-ministro da Saúde até o fechamento da reportagem.
A diária no hotel de trânsito é de R$ 85 para os oficiais-generais. Questionada pela equipe da coluna sobre a estadia de Pazuello, a assessoria do Comando do Exército enviou apenas uma nota protocolar informando as regras para hospedagem.
Fontes do Exército disseram que Pazuello tem pago a diária, que além das instalações do próprio hotel dá acesso livre ao Clube do Exército, que fica ao lado. No clube há piscina, quadras esportivas, churrasqueiras e restaurantes.
Pazuello se mudou para o hotel de trânsito dos oficiais logo que chegou a Brasília, em abril de 2020, para ser secretário-executivo de Nelson Teich. Com exceção de um breve período que passou em Manaus, depois de deixar do Ministério da Saúde, sua casa em Brasília sempre foi o hotel dos oficiais.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf