Bolsonaro acha que lucra com pódio da extrema-direita mundial

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles/ Reprodução

O confronto entre manifestantes e a polícia em Pádua era previsível. O prefeito já tinha mandado avisar que lá não estaria e os párocos da diocese local haviam soltado uma nota protestando contra o título de cidadão conferido ao presidente Jair Bolsonaro pela cidade vizinha de Anguillara Vêneta. Os padres insurgiram-se ainda contra a visita de Bolsonaro à basílica de Santo Antônio.

Por que o presidente manteve a esticada a Pádua se o confronto era previsível? Tivesse se restringido ao compromisso anterior, em Anguillara Vêneta, cidade de 4 mil habitantes onde seu bisavô nasceu e que hoje é governada por uma prefeita da Liga do Norte, de extrema-direita, a imagem seria de alguns poucos manifestantes contra e a favor de sua presença.

Em Pádua estariam reunidos ambientalistas que, como Bolsonaro não foi a Glasgow para a COP26, resolveram fazer o protesto lá mesmo. Junte-se a isso a eclosão, na véspera, de manifestações em todo o país contra o passaporte sanitário.

Naquele mesmo domingo Bolsonaro, que também é contra o passaporte, postou em suas redes sociais conversa com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Thedros Adhanom, em que ele se queixava de ser o único governante mundial chamado de genocida.

Ao deixar de ir a Glasgow Bolsonaro não apenas evitou os constrangimentos das cobranças que receberia como optou por uma rota em que pôde cultivar sua imagem de principal chefe de Estado da extrema-direita mundial.

A rejeição de seus pares, como ficou claro nos encontros informais do G-20 e na sua exclusão da foto mais informal dos chefes de Estado na “Fontana di Trevi”, só reforça a imagem de liderança contestatória do “establishment mundial”.

A rota continua hoje no encontro com o ex-ministro do Interior da Itália Matteo Salvini, líder da Liga Norte, em Pistoia, onde Bolsonaro participará de cerimônia em memória dos combatentes brasileiros mortos na 2ª Guerra Mundial.

Parece difícil imaginar que Bolsonaro possa tirar algum benefício da exploração dessa imagem de presidente mais extremista do mundo. Mas é nessa direção que seu comportamento está direcionado.

Não é um momento qualquer. Somem-se à resistência às regras de segurança sanitária, as dificuldades de as lideranças mundiais em Glasgow se porem de acordo em torno do cumprimento das metas climáticas. A redução nas emissões de carbono exigirão restrições que vão gerar descontentamento no mundo inteiro. É sob esta onda que busca abrigo.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf