Bolsonaro diz que controla o TCU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em meio à alteração no teto de gastos para possibilitar o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400, vista por muitos analistas como uma “pedalada fiscal”, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o Tribunal de Contas da União (TCU) deixou de ser um órgão que “amedronta” e passou a “antecipar problemas”. De acordo com Bolsonaro, o TCU atua quase como “integrado” ao governo federal.

As declarações de Bolsonaro foram feitas durante a abertura do Fórum Nacional de Controle, promovido pelo TCU. A função do tribunal é auxiliar o Poder Legislativo. Na gestão Dilma Rousseff, relatório do TCU apontando que o governo da petista promoveu uma “pedalada fiscal” foi usado como peça principal da acusação no processo que levou ao impeachment da então presidente.

— Ouso dizer que esse tribunal participa das decisões governamentais como se fosse um órgão integrado a nós, dado à forma como nos relacionamos. Em especial, obviamente, pela qualidade dos seus ministros. Aqui deixou de ser, quase que deixou de ser, um órgão que amedrontava muitas vezes no passado — discursou Bolsonaro.

No evento, o ministro do TCU Augusto Nardes afirmou que sugeriu aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um “pacto” para “gastar um pouco mais” durante os próximos três ou cinco anos.

De acordo com o presidente da República , o TCU tem atuado para “evitar que processos sigam avante”.

— Hoje é um órgão que se preocupa cada vez mais (em) se antecipar (a) problemas, a evitar que processos sigam avante a partir do que ele possa fazer com que se evite esses problemas. E só tenho a agradecer ao Tribunal de Contas da União — disse Bolsonaro.

O evento promovido pelo TCU foi organizado pelo ministro Nardes, que elogiou o governo Bolsonaro em seu discurso, feito antes do presidente. A presidente do TCU, Ana Arraes, participou por videoconferência.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf