Lula diz que Moro e Dallagnol sempre foram políticos
Foto: Edilson Dantas | Agência O Globo
O advogado do ex-presidente Lula Cristiano Zanin falou à coluna sobre a entrada de ex-juiz Sergio Moro e do procurador Deltan Dallagol na política. Zanin afirmou que ambos “sempre estiveram na política”. Algozes do petista na operação Lava-Jato, eles farão uma dobradinha nas urnas em 2022. Moro vai concorrer à Presidência da República e Deltan a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Podemos.
— Moro e Dallagnol sempre estiveram na política, só que antes usavam os seus cargos no sistema de Justiça para atacar adversários e até mesmo advogados de seus adversários. — disse Zanin à coluna.
Tanto Moro quanto Dallagnol negam terem agido politicamente na Lava-Jato. Eles afirmam que atuarão na vida pública para se contrapor a retrocessos de medidas de combate à corrupção.
Para a defesa de Lula, a candidatura de Moro e de Dallagnol “confirma que ambos atuaram politicamente na Lava-Jato”. Essa foi a tese apresentada por Zanin em um comunicado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, que deve ser julgado em 2022, e em ações contra a operação. O advogado conseguiu que Moro fosse considerado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e anulou a validade das provas colhidas pela Lava-Jato.
— A candidatura confirma também o que dissemos perante o Conselho Nacional do Ministério Público, que está assistindo a saída de Dallagnol da carreira de procurador da República sem ter aplicado a punição que ele merecia por ter cometido violações grosseiras a direitos fundamentais e a prerrogativas profissionais dos advogados. — afirmou.
Luiz Carlos Rocha, advogado que também atuou na defesa de Lula no período em que o petista ficou preso em Curitiba, disse que o ex-juiz e o ex-procurador buscam o foro privilegiado que cargos eletivos podem lhes proporcionar.
— Na minha avaliação, o que Moro e Dallagnol buscam são a prerrogativa de foro e a estabilidade de cargos públicos. Acredito que o ex-juiz não chegará a se lançar candidato à Presidência, mas vai concorrer a um cargo que tenha certeza de vitória — disse Rocha à coluna.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf