Instituição que coordena Enem será investigada pelo TCU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Veja

O plenário do Senado Federal aprovou um requerimento para que o Tribunal de Contas da União realize uma auditoria interna no Inep, o órgão responsável pelo Enem. O pedido, assinado pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), ocorre após 37 servidores da autarquia solicitarem para deixar os cargos de coordenação que ocupavam. “Fomos surpreendidos com mais uma crise, quando número expressivo de gerências de nível intermediário do Instituto pediram afastamento, após graves cortes orçamentários nos dois últimos anos”, justifica o texto.

Na terça-feira um grupo de deputados da oposição já havia se reunido com a presidente do TCU, Ana Arraes, solicitando que o Tribunal acompanhasse a crise no Inep mais de perto.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, compareceu à Comissão Senado do Futuro na manhã desta quarta-feira para prestar esclarecimentos. Em sua fala, ele atribuiu as divergências entre a presidência e o quadro de funcionários à suspensão do pagamento de uma gratificação.

Também nesta quarta-feira, um grupo de servidores que não ocupam cargos estratégicos no órgão anexou uma moção de apoio no pedido de exoneração coletiva. “Apontamos o risco institucional que é a saída deles dessas funções estratégicas do órgão e solicitamos os bons préstimos quanto a esclarecimentos oficiais relativos ao posicionamento do Ministério da Educação, responsável pela nomeação da gestão máxima do Inep,
quanto a situação de vulnerabilidade em que nos encontramos nesse momento, que repercutirá nas ações do órgão para o ano de 2022,”, diz o documento que até o início da tarde, contava com mais de 10 assinaturas.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf