Rejeição a Moro inviabiliza eventual Presidência da República
Foto: Evaristo Sa/AFP
Segundo a Quaest Consultoria e Pesquisa, a rejeição a Sergio Moro chega a 61%. Só é menor do que a de Bolsonaro, que está em 67%, e é bem maior do que a de Lula, que está em 48%.
Não surpreende que assim seja.
A esquerda lulopetista odeia Moro porque ele prendeu Lula. A direita bolsonarista (ou parabolsonarista) o odeia porque acha que traiu Bolsonaro. A esquerda não lulista, mesmo sem ser fã de Lula, não gosta do ex-juiz porque considera que ele perseguiu o ex-presidente. E liberais (os de verdade, ao menos) torcem o nariz para a proximidade de Moro com os procuradores durante a Lava-Jato e sua conduta como ministro.
Se, todavia, Moro conseguir superar tamanho obstáculo e chegar à presidência, sua vida não estará resolvida. Como se sabe, nenhum presidente consegue governar sem apoio no Congresso — e, no Congresso, estará a má vontade (e eventual má-fé) dos bolsonaristas, da esquerda e do Centrão.
Moro não precisa dar muitos tratos à bola para imaginar como é governar um país sem ter apoio no Congresso e tendo contra si grande parte do eleitorado.
Basta observar a situação de seu ex-chefe, Jair Bolsonaro.
Se for candidato a senador, no entanto, Moro deve se eleger sem dificuldade e ganha um estágio de alguns anos para aprender a fazer política, fazer as pazes com os antigos desafetos e se preparar para, quem sabe, ser presidente mais tarde.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf