Eleição na OAB do DF tem fraude em cotas raciais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/OAB-DF

A Comissão Eleitoral da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) decidiu neste sábado, 20, suspender o registro de todas as chapas que disputam as eleições internas. A votação está marcada para domingo, 21, e, por causa da pandemia, será exclusivamente virtual.

A decisão, na véspera do pleito, foi tomada em meio a acusações de descumprimento das cotas raciais e de gênero pelas candidaturas. No ano passado, o Conselho Federal da OAB aprovou uma resolução que prevê a reserva de metade das vagas da chapa para mulheres e de ao menos 30% dos cargos para advogados pretos ou pardos. Como mostrou o Estadão, a entidade já recebeu mais de 200 renúncias de supostas fraudes, sobretudo nas cotas raciais, em que o critério adotado foi o da autodeclaração.

Na prática, a votação ainda vai acontecer, mas as chapas vão concorrer sub judice e a vitória só será confirmada depois que a subcomissão de heteroidentidade analisar se a política de cotas foi de fato cumprida. Em caso de impugnação, a chapa vencedora terá cinco dias para se adequar às normas.

A mudança nas regras da eleição, para submeter a composição de todas as chapas ao escrutínio interno, atendeu a pedidos do Conselho Federal da OAB e da chapa ‘Ouvir Adv Mudar OAB’, encabeçada pelo advogado Evandro Pertence. A Comissão Eleitoral avaliou que a medida garantiria ‘tratamento isonômico’ aos candidatos e mais segurança ao pleito. Antes da decisão, apenas a chapa ‘Você na Ordem’, da advogada Thais Riedel, que havia sido contestada por uma candidatura adversária, estava sub judice.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf