Heleno acha que China depende do Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tânia Rêgo

Em seminário organizado pelo instituto do ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas na sexta-feira (19), o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, disse que a China depende do Brasil assim como o Brasil depende dela.

A declaração se dá em meio a embargo chinês à importação de carne bovina brasileira, determinado no início de setembro e que não foi revogado até o momento. Se o ano terminar sem que a barreira seja levantada, a pecuária brasileira poderá perder até R$ 10 bilhões em negócios.

“A aproximação na área econômica é necessária para a China e para o Brasil. Alguns dizem ‘somos extremamente dependentes da China’. Somos dependentes da China porque temos grandes trocas comerciais com a China. E são trocas comerciais. Eles também dependem de nós”, disse.

Heleno exibiu um slide com uma caricatura de um chinês para falar do país oriental. O governo Jair Bolsonaro acumulou incidentes diplomáticos com os chineses ao longo dos últimos, o que tem sido colocado por lideranças ruralistas como possível fator de influência sobre o prolongamento do embargo.

Ainda que os ataques tenham reduzido recentemente, o presidente e seus aliados já atribuíram a criação da Covid à China, por exemplo. Em maio, Bolsonaro sugeriu que a China faz guerra biológica com o coronavírus.

Em outro episódio, Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, tentou ridicularizar o sotaque dos chineses em publicações nas redes sociais.

O governo federal ensaiou em diversos momentos oferecer restrições aos fabricantes chineses de equipamentos como a Huawei no leilão do 5G.

Em sua palestra da sexta-feira (19), Heleno disse, no sentido contrário, que “é preciso haver consciencia plena de que [nas relações internacionais] a inspiração ideológica vai para segundo plano. Os interesses nacionais ficam acima dessa interpretação ideológica”.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf