Governo lança minipacote contra corrupção com fim eleitoral
Foto: Reprodução/ Internet
O lançamento do “minipacote anticorrupção” em solenidade no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (9), teve como objetivo neutralizar uma das maiores fragilidades no discurso do presidente Jair Bolsonaro.
Monitoramento nas redes sociais analisadas pelo entorno do presidente aponta que o combate à corrupção é alvo de grande crítica à gestão Bolsonaro, inclusive de grupos que apoiavam o presidente.
Em 2018, Bolsonaro foi eleito com as bandeiras da defesa da Lava Jato, de combate à corrupção, contra o “toma-lá-dá-cá” e pelo enfrentamento da chamada “velha política”.
Para a disputa de 2022, o presidente está na defensiva e terá que explicar, por exemplo:
o escândalo das “rachadinhas” envolvendo a família Bolsonaro;
acusação de prevaricação por não ter agido na denúncia do caso Covaxin;
investigação de corrupção envolvendo o ex-ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente).
Ao mesmo tempo, Bolsonaro terá que justificar a aliança com o Centrão, o esvaziamento da Lava Jato na sua gestão, além das acusações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro de que agiu para interferir politicamente na Polícia Federal.
“Essa fragilidade é algo que tem preocupado o governo, pois pode afetar o discurso eleitoral da reeleição”, explica um interlocutor de Bolsonaro.
Tanto que, nesta quinta-feira, Bolsonaro partiu para o ataque contra Moro ao lançar o minipacote anticorrupção. Moro deve enfrentar Bolsonaro na disputa de 2022.
“Mesmo com toda a liberdade, nunca mostrou serviço [à frente do Ministério da Justiça] a não ser desde o começo do mandato fazer intrigas”, disse Bolsonaro numa referência indireta ao ex-ministro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf