Jornalão espera 24 horas para publicar denúncia contra Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio/ Estadão

O jornal O Estado de São Paulo foi o último grande meio de comunicação a públicar, com atraso inacreditável, investigação do MP de Contas do TCU sobre o ex-juiz Sergio Moro por suspeita de lavagem de dinheiro

*

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) quer ter acesso aos documentos relativos ao encerramento do contrato entre o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e a consultoria americana Alvarez & Marsal, incluindo os ‘valores envolvidos’ no processo de rompimento.

Em ofício enviado ao ministro Bruno Dantas, do TCU, o procurador Lucas Furtado solicita a obtenção de “toda a documentação” junto à empresa. O objetivo é saber se e quanto Moro ganhou no movimento de deixar a consultoria e voltar ao Brasil para ser candidato à Presidência.

O ex-juiz e ex-ministro foi contratado pela Alvarez & Marsal e se mudou para os Estados Unidos após pedir demissão do Ministério da Justiça na gestão Bolsonaro, em abril de 2020. À época, ele alegou estar abandonando o posto após tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal. O episódio é alvo de inquérito em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

O ofício destaca que o TCU já investiga o vínculo do ex-juiz com a consultoria por suposto conflito de interesse. A empresa é responsável por administrar o processo de recuperação judicial da construtora Odebrecht, alvo da Lava Jato e possivelmente afetada pelas decisões de Moro como juiz da operação.

Furtado solicita no ofício que sejam obtidas, junto ao Conselho Nacional de Justiça, “informações acerca do número de processos de recuperação judicial em que as empresas do grupo Alvarez & Marsal atuaram desde o ano de 2013”.

Procurada, a assessoria de Moro ainda não se manifestou.

Estadão

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf