Bolsonarismo infiltrado no PSDB sabota Doria

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Câmara dos Deputados

A ala governista do PSDB boicotou um jantar organizado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) com o pré-candidato do partido à Presidência, João Doria, na terça-feira, em Brasília, numa sinalização de que dificultará a construção de um nome mais ligado ao governador de São Paulo como líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados.

Como o Valor mostrou, o atual líder, Rodrigo de Castro (PSDB-MG), tem dito que já reuniu assinaturas suficientes para ser reconduzido ao cargo em 2022.

Castro é ligado ao grupo do deputado Aécio Neves (MG) e apoiou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do partido. Apesar da posição contrária do diretório nacional, ele tem conduzido a bancada a votar a favor dos projetos do governo, como a PEC dos Precatórios, em troca da liberação de recursos para as bases eleitorais dos parlamentares.

Dos 33 deputados federais do PSDB, estima-se que 12 deixarão o partido, mas apenas em abril. Esse grupo está sendo decisivo para a manutenção de Castro no poder. O líder já passou uma lista de apoiamento para ser reconduzido ao cargo – apesar de o estatuto interno da bancada proibir a reeleição – e contaria com o endosso de 22 deputados.

Castro, assim como a maioria dos deputados do seu grupo político, faltou ao jantar com Doria. Foram poucos os apoiadores de Leite que participaram, como os deputados Otávio Leite (RJ), Adolfo Viana (BA), Pedro Cunha Lima (PB), Pedro Vilela (AL) e Rose Modesto (MS). O resto era composto de aliados, como os integrantes da bancada paulista.

O jantar durou cerca de duas horas, e Doria saiu para outro compromisso. O tucano discursou por 40 minutos, destacando realizações de seu governo e prometendo uma estrutura profissional na campanha. Avisou que montará uma estrutura de comunicação em Brasília, fará seus movimentos com base em pesquisas e que divulgará sua equipe econômica na quinta-feira.

Doria afirmou que, até março, ficará focado em São Paulo, para concluir o seu mandato no governo, mas que, a partir de abril, rodará o Brasil para se tornar mais conhecido. Pregou a união do partido, defendeu a candidatura própria do PSDB e disse que teve uma conversa muito boa com Leite, que estariam alinhados num projeto de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quarta-feira, o governador paulista se reuniu com dirigentes do União Brasil, partido que nascerá da fusão entre DEM e PSL. A sigla também está conversando com outros pré-candidatos, como o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), e não descarta o apoio à reeleição de Bolsonaro.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf